quinta-feira, 19 de maio de 2011

História do Free-Step/Movimentos básicos

O Free Step (Palavra de origem inglesa que significa: “Passos Livres”) é uma dança que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas [base+passos/combos] e geralmente também com as mãos sob as batidas de músicas eletrônicas. A dança se baseia em liberdade de movimentos, e até inclusão de outros passos de danças dentro dele, como por exemplo, Melbourne Shuffle,Jumpstyle, Electro Dance, e C-Walk. A dança foi aderida por muitos jovens no país todo, mas a maior concentração de adeptos dessa dança é na cidade de São Paulo, os quais se reúnem em Meet Ups, escolas regionais e até mesmo no Parque Ibirapuera. Entre as equipes/grupos que mais de destacam no free step estão a All Stars Team (AST), Next Level (NL), Extacy Elit3 (E3) e Los Trident (LT).



O Free Step é a evolução do antigo Rebolation, que virou diversão entre jovens e fez muito sucesso em festas Rave, Psy Trance e Baladas eletrônicas do Brasil por volta de 2008 e 2009. No fim de 2009, viu-se na necessidade de criar novos passos para a dança, pois o rebolation era muito limitado a passos pra frente e pra trás, não havia variação de base nem nada. O rebolation então passou a ser mais usado do modo avançado. Ainda no final de 2009, a banda de Axé Music chamada Parangolé criou uma música chamada Rebolation, mesmo nome da dança, mas insinuando que a dança se baseava em rebolados de axé e não a dança com o movimento das pernas. A música fez muito sucesso no Brasil e manchou muito o nome do Rebolation verdadeiro. Já em 2010, o nome da dança precisou ser mudado, mas não demoraria muito mais que um mês. No dia 20 de Janeiro, os Dancers David B. Tenorio (Tenoriio/ScorpionKing) e Willian Teixeira Dantas (Wiiu Tex) lançaram um vídeo chamado “Double-T [FREE STEP]” devido a relação dos seus sobrenomes começados com a letra “T” (Tenorio & Tex) e o nome Free Step, que foi usado pela primeira vez após a decisão da mudança de nome, entretanto não foi o Tenoriio nem Wiiu tex que decidiram mudar o nome do rebolation. Entre os seguidores e adeptos da dança, o dia 20 de Janeiro é comemorado o Dia Nacional do FREE STEP, embora muitos não aceitaram a ideia nem a comemoração, pois houve uma grande festa no Pq. Ibirapuera.

BASE: A base é o principal movimento do FS, os quais são o 'Cross', [cruzado] para frente e trás ou para os lados.
HAND MOVES: Os movimentos de mãos são usados como complemento no FS, já que a base são os movimentos com as pernas que caracterizam a dança, salvo algumas exceções como DIRTY STYLE e JOKER STYLE.
KICKS: Os chutes são usados com muita frequência em conjunto com a base do FS.
SPINS: Os spins (giros) também são muito usados no free step, de diferentes formas, eles dão um efeito a mais.

Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário